O Açaí
O que é?
A fruta do açaí cresce no açaizeiro, uma palmeira de nome científico Euterpe olerácea, natural da América Central e do Sul. Sendo nativo da região amazônica, ele ocorre principalmente na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e no Brasil (nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins).
Os estados do Pará, Amazonas e Maranhão produzem 85% do açaí mundial, que começou a ser introduzido no mercado nacional em 1980, mas já era um importante alimento para os nortistas do Brasil há muito tempo.
Como é preparado?
A colheita da fruta é toda feita à mão e ela deve ser transportada por barcos rapidamente, já que corre o risco de estragar. Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água) para que a polpa se solte e, misturada com água, se transforme em um suco grosso, também conhecido como vinho do açaí.
Benefícios
A fruta do açaí contém aminoácidos essenciais, ácido oleico, ácidos graxos ômega 3, magnésio, potássio, fósforo, manganês, ferro, cálcio, cobre, zinco e vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Além disso, o açaí é muito rico em antioxidantes, que ajudam a combater a fadiga mental e a melhorar a memória.
A grande quantidade de antioxidantes presentes no açaí ainda ajuda a eliminar os radicais livres, que são compostos que causam danos às células e envelhecimento precoce.